Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jornada de trabalho 12 x 36 h.

    Novidade trazida pela reforma trabalhista que permite a implementação dessa jornada por contrato individual escrito.

    Publicado por Damaris Batista
    há 3 anos

    A reforma trabalhista acabou por flexibilizar muito as negociações entre empregado e empregador, dando mais autonomia para os agentes dessa relação acordarem aquilo que melhor lhes favoreçam.

    Dessa forma a empresa pode negociar diretamente o contrato de trabalho com seus empregados, naquilo que a legislação permite.

    Com essas regras, a empresa pode negociar, por exemplo, diretamente com empregados que possuem nível superior e um salário que supere duas vezes o teto dos benefícios da Previdência Social questões envolvendo banco de horas anual, intervalo intrajornada, respeitado o mínimo de 30 (trinta) minutos, teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente, prêmios de incentivo e participação nos lucros da empresa.

    Dentro desse assunto destaca a novidade trazida na jornada de trabalho 12 x 36 horas.

    Antes, a jornada 12x36 era admitida somente quando prevista em lei ou instrumento normativo decorrente de negociação coletiva.

    Agora a reforma permite que a jornada 12x36 seja facultada às partes mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

    Ou seja, se antes era necessário lei ou negociação coletiva prevendo a jornada de 12 x 36, a partir da vigência da reforma trabalhista é possível estabelecer a jornada 12x36 também por contrato individual, desde que escrito.

    Assim, a jornada de trabalho 12x36 pode ser pactuada também mediante acordo individual escrito, entre empregado e empregador, o que facilita e simplifica as relações trabalhistas.

    • Publicações27
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornada-de-trabalho-12-x-36-h/1198074370

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)