Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Solução de conflitos trabalhistas

    Resolução extrajudicial possibilita autonomia das partes, celeridade e segurança jurídica.

    Publicado por Damaris Batista
    há 3 anos


    Com a reforma trabalhista, foram inseridos na legislação institutos que oferecem mecanismos próprios de solução de conflitos trabalhistas, que não a judicialização, justamente com o objetivo de promover e valorizar o princípio da autonomia das partes, conferir celeridade e segurança jurídica.

    Trata-se de mecanismos que possibilita que empregador e empregado, respeitando todos os requisitos previstos em lei, resolvam extrajudicialmente seus conflitos por meio de acordo firmado que, posteriormente, será levado para homologação judicial.

    Esse instituto, Homologação de Acordo Extrajudicial, possibilita que as partes firmem acordo sobre verbas inerentes ao contrato de trabalho com o objetivo de dirimir eventuais conflitos existentes na relação de emprego.

    Assim, o acordo extrajudicial atua como prevenção a uma futura demanda trabalhista, resolve pendências, possibilita, muitas vezes, o parcelamento do acordo e, sobretudo, pode dar quitação ao contrato.


    @advdamaris

    • Publicações27
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/solucao-de-conflitos-trabalhistas/1206244217

    Informações relacionadas

    Aracy Meireles Wischansky, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo Básico Ação Anulatória de Débito Fiscal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)